terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mamilo - O Sustento do Mundo



Mamilo é a parte da mama que envolve a extremidade por onde sai o leite (ou não), vulgo "bico do peito".

Os mamíferos (macho ou fêmea) possuem glândulas próprias para a produção do leite e essas se concentram nos mamilos permitindo que o leite só saia quando o filhote suga o peito. Como as fêmeas produzem os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionarem, são elas que produzem leite, enquanto o homem não.

Brincando de pegar no mamilo do Gustavo Netto neste final de semana em BH, comecei expor sua importância de maneira mais elaborada para nossos amigos Gra e Marquim e então, resolvi postar sobre isso.

Primeiro porque os mamilos são sensíveis ao toque gerando prazer na hora do sexo.

Segundo pela sua função na amamentação. Os mamilos são os bicos do seio e portanto o canal de distribuição do leite materno para alimentar o jovem filhote de humano. Amamentando, a mãe libera endorfina, que aumenta a auto-estima e ajuda a desenvolver um vínculo maior com a criança. Também é ecologicamente correto. Usando o próprio mamilo, a mãe não gasta na compra de mamadeiras e leite em pó. Evita também o uso de detergente e o descarte de plástico e borracha ao jogar a mamadeira velha no lixo. Além de tudo isso, utilizando os mamilos, as fêmeas diminuem as chances de desenvolver câncer de mama e de ovários e anemia pós-parto, além de voltar mais rápido ao antigo peso. Não é um sucesso?!

O terceiro fato interessante é que o mamilo pode nos notificar sobre a presença câncer de mama se aparecerem secreções volumosas ou com sangue, fazendo com que você vá logo para o médico.

O quarto fator verificado por mim foi que a presença das marcas de roupas logo acima do mamilo esquerdo. Será que elas estão ali por ser um local chamativo e desejado?! Ou vão falar que é por ser perto do coração?!

Quinto: O motivo da vergonha! A mulher pode ficar com todo o volume dos seios expostos desde que o mamilo esteja tampado. O único problema é a bolinha aparecer, mais nada...

Depois de pesquisar muito pouco, cheguei a conclusão que o mamilo é o sustendo do mundo! Sem ele o mundo sofreria uma pane. Ele unifica tudo e todos! Um ótimo tema e título para um programa na Discorvery Channel.

Um comentário: