quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Por quê Certas Músicas Não Saem da Minha Cabeça?

Não sei sonhei com ela, se ela surgiu repentinamente sem compromisso durante esta manhã ou se me lembrei de algo que ela fazia parte.

A música Killer do Seal não sai da minha mente. Aliás, também não me recordo o momento em que apareceu, mas ela tem uma concorrente: A Galinha Magricela do Balão Mágico. Neste caso eu vejo a possibilidade de me recordar do Balão Mágico por causa da notícia da libertação do Ronald Biggs, pai do Mike (aliás, clica em cima do nome do pai para você visualizar como está seu filho hoje).

Estas músicas estão se revezando em busca do domínio total de minha mente.
Acho ainda que a Galinha Magricela está com uma certa vantagem ao perceber que tem modificações feitas por mim mesma na sua interpretação. Algo tipo: "Aaaaa galinha magricelaaaa e bota um e bota dois e bota três twen twen twen..." Medo!

Semanas atrás, não me lembro o que estava a procurar no oráculo, e acabei interagindo com várias definições para este tipo de acontecimento.
É conhecido como Earworms ou larvas de ouvido. Sim, recebem esse nome pelo sentido de que elas invadem sua mente e fazem com que o cérebro preencha espaços vazios com a música, gerando a "coceira cerebral". Dizem que para acabar com esse martírio é preciso cantar a música inteira para se livrar dela.
Também afirmam que o fenômeno ocorre porque você não quer cantar a música rebarbativa, só que não consegue não cantá-la. Um efeito contrário.
Outra teoria é que os eaworms são úteis para manter seu cérebro ativado quando ele está afim de ficar inativo.

Bom, enfim, tem uma matéria ótima no site HowStuffWorks que explica direitinho sobre o fato. E abaixo, estão minhas músicas earworms do dia!




Um comentário:

  1. Earworms... cara sofro muito disso tambem, muitas musicas dos anos 80... tipo the cure ou depeche mode... entre outros, assim tambem tenho um blog, nao sou nenhum "pro" mas eu tento.

    ResponderExcluir