quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

As Patrícias e o Xixizinho


Tenho algumas limitações esporádicas ao pronunciar certas palavras. A Patrícia Galassi é uma amiga de longa data e lógico, conhece muito bem minhas limitações. Uma vez, surgiu a palavra "xixizinho" em uma de nossas conversas. Fui tentar repetí-la e saiu "xizizinho". Bucéfalo! Foi o bastante para ela pegar no meu pé. O normal seria eu falar "urinazinha", mas fui tentar falar igual a ela e me dei mal. A partir deste dia, do nada, ela se lembra do fato e fica tentando me doutrinar. Uma vez, voltando da praia, ela decidiu que eu aprenderia a falar corretamente. Primeiro me fez falar as sílabas separadamente: XI XI ZI NHO. Depois, pedia para eu dizer a palavra completa e eu soltava: xizissinho, xirgiginho, xigissinho, xirzizinho... Impressionante! Por vários quilômetros ficamos nessa odisséia, rindo horrores do momento ridículo, até que a Lavínia (que estava dormindo no banco de trás do carro), acordar brava e mandar a gente calar a boca. Ano passado, conheci a Patrícia Cunha (fonoaudióloga). Ela percebeu que eu tenho alguma dificuldade com determinadas palavras e começamos a conversar sobre o assunto. Me senti no divã com a psicóloga! Me abri e contei para ela do trauma do "xixizinho". Ela detectou uma inibição bucal e me orientou a abrir bem a boca para falar esta palavra. E deu certo! Abrindo a boca e ficando mais relaxada o "xixizinho" saia totalmente! Alah! Depois disso, se lembro da orientação médica, consigo falar corretamente mas se não: Xixirginho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário