Já pensou em vender espaço publicitário em barra de vestido de noiva? O centímetro poderia valer uma fortuna em um grupo de mulheres desesperadas para se casarem. E como imaginei isso? Primeiro, sabendo que existem muitas mulheres querendo interagir com o matrimônio. Segundo, a tradição em cortar a gravata do noivo, trocando os pedacinhos do tecido por dinheiro para a Lua de Mel. Sendo assim, a noiva não seria mercenária ao receber dinheiro por isso, ainda mais com essa crise mundial. Também já existe o hábito de colocar os nomes das amigas na barra do vestido da noiva para que elas também consigam um casamento. Pronto! Criamos uma oportunidade de negócio.
Oportunidade é tudo, mas muitas vezes ela está camuflada. Temos que aprender a identificá-la e, se for o caso, criá-la. Uma idéia qualquer se transforma em oportunidade quando existem possíveis consumidores. Muitas vezes, o produto não existe, o cliente também não, mas cria-se tudo: o mercado, o cliente e a sua necessidade. Antigamente, por exemplo, todos viviam bem sem computadores ou celulares. Hoje não conseguimos nos imaginar vivendo sem utilizá-los.
Vale tudo para se ganhar mais. Se as vendas de um determinado produto não estão indo bem, podemos torná-lo atraente lançando novos modelos e funções. Um fogão que ao se esgotar o tempo estipulado no preparo do alimento desliga-se sozinho, é uma oportunidade que encontraram de repaginar o simples fogãozinho e transformá-lo em um objeto hi-tech com novo valor de mercado.
Empresas também criam maneiras de tornar o serviço rebarbativo do dia-a-dia em novidades para os funcionários (mesmo que isso não seja tão bom para ele). A Nokia por exemplo experimenta programas que preparam os funcionários para ficar fora da empresa. Com o objetivo de diminuir custos, tenta implantar a mobilidade de seus funcionários. Com mesas desocupadas, o funcionário chega e escolhe onde vai trabalhar. Diferente e interessante a princípio, mas é praticamente aquela “dança da cadeira”, pois o número de mesas é menor que o de funcionários. Oportunidade de diminuir seus custos internos com a aparente nova forma de se trabalhar.
Perceber o que o mercado precisa é um bom começo para encontrar a oportunidade ideal. É necessário saber o que acontece ao seu redor. Leia revistas e jornais, tente entrar em sites diferentes como os de hábito. Existem também fontes pouco exploradas pela maioria que podem ser o seu diferencial. Uma sugestão é o site do IBGE, que é riquíssimo em informações. Você poderá descobrir necessidades que antes não eram identificadas.
Fique atento e capture suas oportunidades. Sucesso!
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