terça-feira, 17 de novembro de 2009

Quem Planta Cói



FarmVille, a Cooperativa e a FarMáfia
No final do mês passado, depois de meses recusando convites para brincar no FarmVille, resolvi interagir com a paradinha.

O início foi bem humilde, na maior vibe Leandro & Leonardo, só que plantando morangos. Quatro horas depois, vendi a colheita e fui plantando e plantando cada vez mais.
Um dia tive acesso a sementes de framboesas que me rendiam frutos ligeiros, porém não me davam experiência alguma por se tratar uma cultura fácil. Graças a um final de semana de muito desgaste nas impressões digitais que consegui capital e a certeza de que planejar era preciso.

De nada me adiantaria tanto esforço se eu ostentasse uma bela fazenda que não me desse lucro. Durante o aniversário de um amigo, me encontrei com um grande produtor e nos pusemos a falar de nossas dificuldades. Minha surpresa foi que sua mulher não sabia desta atividade paralela. A Flávia se irritou e passou a tarefa das compras no supermercado para o marido assim que percebeu sua pseudo ociosidade na internet.

Me senti mal. Sou amiga do casal e sei que os afetou de alguma forma. O Renato parou de evoluir e parece continuar no nível 14.
Me recolhi mais cedo da festa com o intuito de plantar mais e ganhar "coins". Fui retaliada pelos amigos, mas plim!

Segui em frente sem medo do agribisiness. Eu precisava descobrir o que era mais rentável. Pensei em criar uma planilha de Excel, mas achei desnecessário. Com certeza algum fazendeiro já havia criado e eu sou humilde bastante para aceitar idéias e ajuda alheia.
Enquanto procurava informações, eu interagia no Twitter com meus vizinhos de cerca Daniel Keiniti e com a Flávia Egypto. O Twitter, aliás, tem se mostrado uma excelente ferramenta de comunicação entre nossa classe. Foi onde surgiu a Manu Garcia (que lamentavelmente não a conheço pessoalmente) e que se propôs a comprar terras laterais.

Rezei para o Oráculo e ele me deu duas fontes de conselho: FarmVilleBR e o FarmVille@Facebook. Compartilhei imediatamente com os amigos e naquela noite nasceu a Cooperativa FarmVille.

Segurei as pontas e foquei em me tornar a baronesa do Arroz. A partir daí, comecei a ver futuro na lavoura. Era inicio de semana. O arroz me permitiu conciliar trabalho no universo paralelo da R&B e a minha fazendinha do sucesso.

Eu sabia exatamente o que plantar, seu custo benefício, seu tempo de colheita. Tudo perfeito até que veio o primeiro susto. Fiquei sem internet em casa. Foi praticamente uma invasão do MST. Mas Alah me deu óleo de Lontra que me ajudou a escapar do problema com agilidade. Plantação salva.

Dias depois o segundo susto e este com relativo prejuízo. Combinei um happy hour com amigas que não são do ramo. Investi em Blueberries que resultaram em um curto tempo de colheita. Vacilei! Pensei que iria chegar por volta das 22:00 e acabei chegando 01:30. Ainda bem que foram poucos alqueires.

O tempo passou e acabei me tornando a baronesa do Arroz. Eu era uma emergente e os emergentes atraem a cobiça. Vários amigos começaram a interagir com as plantações. Algumas madrugadas atrás fui abordada pelo irmão de um amigo, o Gugu. Perguntou o que eu desejava ter em minhas terras e já foi me falando o que fazer. Eram ordens e que cumpri sem medo algum. Minha obediência me levou até sua namorada e dona da Máfia, a Elisa.

Depois disso, estamos mais coesos, mais generosos, espertos e prósperos. Pertencemos a FarmMáfia! Em breve vocês verão pessoas circulando com uma foicezinha na bochecha esquerda tatuada. Zero de atos ilícitos, apenas nos presenteamos diariamente e não damos bobeira. O Gugu também colhe para amigos que lhe passam suas senhas. É um exemplo esse jovem!

Atualmente exporto uvas para a Concha Y Toro no Chile e forneço leite para a Nestlè, além de ser consultora de agribisiness virtual em Uberlândia. Atendo amigos na hora do almoço e durante a noite para verificar o melhor investimento a fazer. Ontem mesmo atendi a Lavínia durante um Happy Hour e domingo eu colhi e plantei para ela quando ela enfrentou dificuldades em chegar a tempo em sua farm.

Fica aqui meu relato e o slogan da Cooperativa/Farmáfia: Quem Planta Cói!

7 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Vc é ótima! Temos que nos encontrar pessoalmente mesmo, para interagirmos mais sobre nossas propriedades.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu me emocionei com o seu relato. É bonito ver o crescimento do pequeno agricultor e sentir que, de alguma forma, eu pude contribuir com isso.
    Continue com o trabalho árduo de lavoura e lembre-se sempre das palavras sábias de Lairton e seus teclados:

    "Você só colheu o que você plantou
    Por isso que eles falam que eu sou sonhador"

    Afinal...

    "Apesar de colher as batatas da terra, com a Farmáfia vou até pra guerra.

    ResponderExcluir
  3. Gente, essa menina é LITERALMENTE a salvação da minha lavoura!! Viiva a minha pôneizinha!!!!
    Salve a Máfia!!(será que um dia eu entro nisso??)
    beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo esforço em se tornar uma pessoa melhor! Hoje mesmo sou um agricultor mais feliz porque te conheço e tenho sua consultoria. Se hoje em minhas terras nascem Soja Premium, foi porque você me ensinou! Amo-te pôneeeeei!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo!
    Eu também estou adicto e descobri mais um site com dicas para fazenda. http://www.farmnews.com.br

    Eles ainda têm um vídeo que mostra como multiplicar a casa das galinhas!

    ResponderExcluir
  6. Denis, obrigada pela dica! Vamos compartilhar informações!

    ResponderExcluir